Vivemos atualmente na
sociedade do conhecimento e da tecnologia, mas que ainda se defronta com
práticas que fragmentam ensino e aprendizagem, este paradigma, no entanto
precisa ser superado na perspectiva de contribuir com novas formas
significativas de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
Em vista disso, torna-se
necessário que as propostas pedagógicas das instituições de ensino percebam que
não é só o acesso a tecnologia, ou a máquina em si que vai fazer ou trazer a mudança,
mas sim a postura frente ao uso pedagógico do computador como um recurso
potencializador de aprendizagem, interativa a dinamizar as suas aulas. Nessa ocasião
a formação do professor torna-se fundamental, pois uma ferramenta computacional
requer que o professor conheça com propriedade, tanto o conteúdo quanto a
ferramenta computacional para tal, para que se faça o uso eficaz do computador
e dos softwares educativos nas escolas, e possam desenvolver a integração da
interdisciplinaridade através seu do fazer pedagógico (TAJRA, 2012).
O software Hagáque* neste processo dinamiza esta prática, uma vez através
do seu fácil acesso, com uma interface simplificada para manuseio das
ferramentas por qualquer pessoa, a construção de histórias em quadrinhos torna
aos alunos um grande atrativo.
O HagáQuê,
possui diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos, faz
com que o educador utilize a técnica da leitura e a escrita relacionadas à
alfabetização aliada à informática aplicada à educação, pois ao inserir
cenários, personagens e balões, além de vários recursos possibilita o usuário,
professor ou aluno, contextualizar uma história, aproximando a realidade do
virtual, bem como o envio por e-mail e impressão. (SILVA, 2009)
Exibe um conjunto de ferramentas, comuns a outros
editores de desenho como, por exemplo, aumentar e diminuir figuras, selecionar,
apagar, pintar através da palheta de cores; possui um banco de imagens de
personagens, cenários e objetos, tanto colorido quanto em preto e branco (e que
podem ser coloridos no próprio software), possui também as imagens de
balões e onomatopéias, como também possibilita inserir novas imagens, fotos
e/ou capturadas na Internet podendo no próprio software aumentar e diminuir o
tamanho, girar e inverter modificando posições e direções.
Este recurso permite a partir da intencionalidade pedagógica uma infinidade de
possibilidades interdisciplinares, não só através da produção textual, mas
através da liberdade de expressão permite construir de forma contextualizada e
significa seu conhecimento.
Por tudo
isso, reafirma-se que a utilização do computador e dos softwares educacionais,
aqui demonstrado através do HagáQuê, tem um potencial para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem, tornando um ambiente favorável à construção e
produção do conhecimento e ao desenvolvimento.
*1 O HagáQuê é um
software distribuído gratuitamente através do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque e não pode ser comercializado em hipótese alguma. Este projeto está sendo
desenvolvido como parte da dissertação de mestrado de Eduardo Hideki Tanaka,
sob orientação da Profª Drª Heloísa Vieira da Rocha, no Instituto de Computação
da UNICAMP. Versão Atual: 1.05
(15/02/2007)
Referências:
SILVA, Ricardo José de Souza. Avaliação de Software Educacional: critérios
para definição da qualidade do produto (2009). Acessado em: 07/07/2010. Disponível
em: http://www.abciber.com.br/simposio2009/trabalhos/anais/pdf/artigos/4_educacao/eixo4_art19.pdf.
TAJRA, F. Sanmya. Informática
na Educação. Novas ferramentas pedagógicas para o professor atualizado. São
Paulo: Érica, 2012.
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