terça-feira, 6 de novembro de 2012

SOFTWARE HAGÁQUÊ: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR



Vivemos atualmente na sociedade do conhecimento e da tecnologia, mas que ainda se defronta com práticas que fragmentam ensino e aprendizagem, este paradigma, no entanto precisa ser superado na perspectiva de contribuir com novas formas significativas de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
Em vista disso, torna-se necessário que as propostas pedagógicas das instituições de ensino percebam que não é só o acesso a tecnologia, ou a máquina em si que vai fazer ou trazer a mudança, mas sim a postura frente ao uso pedagógico do computador como um recurso potencializador de aprendizagem, interativa a dinamizar as suas aulas. Nessa ocasião a formação do professor torna-se fundamental, pois uma ferramenta computacional requer que o professor conheça com propriedade, tanto o conteúdo quanto a ferramenta computacional para tal, para que se faça o uso eficaz do computador e dos softwares educativos nas escolas, e possam desenvolver a integração da interdisciplinaridade através seu do fazer pedagógico (TAJRA, 2012).
O software Hagáque* neste processo dinamiza esta prática, uma vez através do seu fácil acesso, com uma interface simplificada para manuseio das ferramentas por qualquer pessoa, a construção de histórias em quadrinhos torna aos alunos um grande atrativo.
O HagáQuê, possui diversos componentes para a criação de uma história em quadrinhos, faz com que o educador utilize a técnica da leitura e a escrita relacionadas à alfabetização aliada à informática aplicada à educação, pois ao inserir cenários, personagens e balões, além de vários recursos possibilita o usuário, professor ou aluno, contextualizar uma história, aproximando a realidade do virtual, bem como o envio por e-mail e impressão. (SILVA, 2009)
Exibe um conjunto de ferramentas, comuns a outros editores de desenho como, por exemplo, aumentar e diminuir figuras, selecionar, apagar, pintar através da palheta de cores; possui um banco de imagens de personagens, cenários e objetos, tanto colorido quanto em preto e branco (e que podem ser coloridos no próprio software), possui também as imagens de balões e onomatopéias, como também possibilita inserir novas imagens, fotos e/ou capturadas na Internet podendo no próprio software aumentar e diminuir o tamanho, girar e inverter modificando posições e direções.
Este recurso permite a partir da intencionalidade pedagógica uma infinidade de possibilidades interdisciplinares, não só através da produção textual, mas através da liberdade de expressão permite construir de forma contextualizada e significa seu conhecimento.
Por tudo isso, reafirma-se que a utilização do computador e dos softwares educacionais, aqui demonstrado através do HagáQuê, tem um potencial para elevar  a qualidade do ensino e da aprendizagem,  tornando um ambiente favorável à construção e produção do conhecimento e ao desenvolvimento.

*1 O HagáQuê é um software distribuído gratuitamente através do site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque e não pode ser comercializado em hipótese alguma. Este projeto está sendo desenvolvido como parte da dissertação de mestrado de Eduardo Hideki Tanaka, sob orientação da Profª Drª Heloísa Vieira da Rocha, no Instituto de Computação da UNICAMP. Versão Atual: 1.05 (15/02/2007)

Referências:

SILVA, Ricardo José de Souza. Avaliação de Software Educacional: critérios para definição da qualidade do produto (2009). Acessado em: 07/07/2010. Disponível em: http://www.abciber.com.br/simposio2009/trabalhos/anais/pdf/artigos/4_educacao/eixo4_art19.pdf.

TAJRA, F. Sanmya. Informática na Educação. Novas ferramentas pedagógicas para o professor atualizado. São Paulo: Érica, 2012.

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