As tecnologias educacionais
contribuem sobremaneira para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem escolar.
Entretanto o termo tecnologia educacional, (Tajra, 2012) é considerado pelos
educadores como um paradigma futurístico, sendo que esta também se relaciona
aos antigos instrumentos de apoio didático-pedagógico como o giz, a lousa, o
livro didático, o retoprojetor, o vídeo, a televisão, o aparelho de som, entre
outros.
Segundo
Antonio (2010) os telefones celulares atuais são pequenos, leves,
tem baterias duradouras, funcionam em quase todos os lugares e há muito
deixaram de exercer apenas a função de telefone.
Hoje em dia os telefones celulares são verdadeiras centrais multimídias computadorizadas onde se pode telefonar,
ouvir rádio, mp3, assistir TV, tirar fotos, fazer filmes, gravar voz, jogar
videogame, mandar e receber e-mails ou arquivos e acessar a Internet, entre outras
muitas funções e usos, como é o caso do uso pedagógico.
Algumas sugestões e cuidados para o
uso pedagógico dos telefones móveis celulares modernos em sala de aula e fora
dela (ídem):
- Se você em algum momento faz cálculos em suas
aulas e solicita que os alunos os façam, e a menos que por alguma boa razão
eles devam fazer esses cálculos com algoritmos específicos e usando papel e
lápis, então considere fortemente a possibilidade de usar os celulares como
calculadoras.
- Além disso, se você é professor de matemática e
quer ensinar seus alunos como resolver expressões aritméticas obedecendo às
regras de precedência de operadores, considere que o uso de calculadoras, e,
portanto celulares, consiste em um método bastante eficaz de fazê-lo, pois as
máquinas seguem a ordem que nós determinamos para as operações; o telefone celular
é uma calculadora também.
- Se você marca datas de provas, entregas de
trabalho ou outras datas que considera importante que os alunos se lembrem,
peça-lhes que anotem essas datas. Não no caderno, mas sim na agenda do celular.
Eles andam com o celular no bolso o tempo todo. O telefone celular é uma agenda
que tem até mecanismo de alerta.
- Já é possível criar um serviço de envio de
mensagens de aviso por e-mail ou via torpedos. Pelo celular é possível receber
atualizações de sites, blogs e até mesmo de mensagens do Twitter, bem como
fazer o caminho oposto. Se quiser dar um passo adiante você pode criar um
serviço desses e disponibilizar para seus alunos. O telefone celular também é
um serviço de leitura de notícias e de publicação de notícias.
- Os celulares atuais gravam sons, imagens (fotos)
e ambos (filmes). Todos esses recursos servem para “registro”. Permita, e mesmo
incentive que seus alunos fotografem sua lousa ao invés de copiá-la no caderno.
Isso lhes permite prestar atenção em você, enquanto você fala e escreve, ao
invés de repartirem a atenção entre o que você diz e o que eles estão copiando
nos cadernos.
- O mesmo vale para as suas explicações importantes
que podem ser gravadas como sons ou como filmes. Imagine o quanto é mais
interessante para o aluno “assisti-lo” ou mesmo “ouvi-lo” na hora de estudar do
que apenas conferir anotações, nem sempre fiéis, feitas nos cadernos.
- Use você mesmo, esses recursos para registrar atividades
feitas com os alunos, pois o telefone celular é uma câmera fotográfica digital,
uma filmadora digital e um rádio-gravador digital.
- Proponha o uso dos celulares como ferramentas
para os alunos desenvolverem seus trabalhos. Isso é o que chamamos de
“making-off” das atividades e, ao fim e ao cabo, é esse o único registro que
nos interessa e não o resultado final da atividade. Por exemplo, se eles têm
que confeccionar uma maquete, porque não fotografar todas as etapas e depois
transformar isso em um filme (animação) que pode ser incluído como parte da
própria atividade? O telefone celular é uma ferramenta de registro, edição e
publicação.
Alguns
cuidados finais:
Ter
em mente que ainda temos muitos alunos que não têm telefone celular ou que têm
telefones celulares que não dispõem de todos os recursos mencionados aqui. Além
disso, em alguns estados e municípios (e há uma lei tramitando com validade
para o país todo) o celular é proibido
na escola. Portanto, é preciso sempre:
- Propor atividades que envolvam o uso de celulares
para grupos de alunos em que pelo menos um aluno do grupo disponha do celular com
o recurso que será utilizado.
- Permitir que os alunos aprendam a usar o recurso
antes de propô-lo como parte de uma atividade. Geralmente os alunos dominam os
celulares melhor do que seus professores e aprendem rápido a usá-lo, por isso é
uma boa ideia “deixar que eles mesmos ensinem e aprendam a usar o recurso entre
eles mesmos” (e aproveite para aprender também!).
- Discutir as questões éticas e morais envolvidas
no uso de imagens e registros, bem como o uso indevido dos celulares e de
outros equipamentos de mídia.
- Estabelecer claramente no planejamento da sua
atividade, e descrever em detalhes no seu planejamento de aula, os objetivos do
uso do celular nas atividades propostas. Haverá sempre alguém para se indignar
com o fato do celular estar sendo usado na sua aula, infelizmente.
- Estabelecer claramente as regras de uso dos
celulares na escola de maneira geral e, em particular, durante as aulas em que
não estarão usando o celular “como parte da aula”, da mesma forma como
estabelecemos as regras para o uso do baralho, dos jogos de tabuleiro, dos aviõezinhos
de papel e de todo o resto.
POSSIBILIDADES
DO USO DO CELULAR NO ENSINO – APRENDIZAGEM EM QUÍMICA EM NOVA COLINA – RORAINÓPOLIS/RR
A
vila Nova Colina localiza-se a 42 Km da sede do município de Rorainópolis e não
dispõe de serviço de telefonia móvel, entretanto o celular faz parte do
cotidiano da população nova colinense e principalmente de adolescentes e
jovens, pois constantemente as pessoas necessitam se deslocar até a sede do
município para resolver inúmeras situações e até mesmo fazer compras e visitar
amigos ou parentes, estabelecer comunicação com pessoas de outras localidades
dentro e fora do estado.
O
acesso à internet em Nova Colina é possível em uma única lan house, em alguns
computadores do laboratório de informática da escola e nas residências que
contratam o serviço. Acessar a internet pelo celular é bastante raro.
O
uso do celular no ensino-aprendizagem de conteúdos de Química é possível, uma
vez que a maioria dos estudantes possui essa tecnologia e sabem manuseá-la.
Algumas ferramentas do celular podem ser bastante pertinentes para auxiliar os
alunos a revisarem os conteúdos, como é o caso do gravador de áudio para captar
as explicações, a câmara fotográfica para fotografar os procedimentos de uma
aula prática e até mesmo a lousa, a filmadora digital para captar simultaneamente
som e imagem das explicações e procedimentos de aulas experimentais que
necessitem da produção de relatórios posteriores.
REFERÊNCIAS
ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular). Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponível em:
<http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>.
Acesso em: 03/10/2012.
TAJRA,
F. Sanmya. Informática na Educação.
Novas ferramentas pedagógicas para o professor atualizado. São Paulo:
Érica, 2012.
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