sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto MEC DAISY



O que é o Mecdaisy?
A nova tecnologia Mec daisy é um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto escrito ou disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível gratuitamente no portal do MEC.

Tem como missão “Desenvolver um padrão internacional e estratégias de implementação comuns, de produção, troca e uso de DTB, em países desenvolvidos e em desenvolvimento, com especial atenção à integração com as principais tecnologias, a fim de garantir o acesso a informação para todas as pessoas com dificuldades de acessar informação impressa.” 
Quando Surgiu? 
O MEC em parceria com o núcleo de computação eletrônica da UFRJ – NCE/UFRJ lançou em Brasília no dia 24 de junho de 2009.


Por que Daisy? 
Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System, trata-se de uma tecnologia que permite conjugar texto, áudio e imagens para representar conteúdos como livros, artigos, etc. A ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro.
O que diferencia o Mecdaisy de outros softwares leitores de texto no computador?
- Apresenta facilidade de navegação pelo texto, para tornar os conteúdos acessíveis igualmente a qualquer pessoa.
- Pode ser utilizada gratuitamente nas escolas e instituições de educação superior, para garantia de acessibilidade.
-Único sistema autorizado e legalizado pelo MEC para a conversão das obras sem caracterizar a quebra de direitos autorais.
Como será o uso do Mec daisy na escola?
O aluno receberá uma cópia em DVD de cada livro, o professor da sala de recursos já treinado irá orientá-lo a usar o DVD no programa instalado em seu notebook. No primeiro ano será monitorado pelo CAP.

Qualquer pessoa pode baixar em sua casa, os livros neste formato?
Esse sistema possui uma estrutura dividida em duas áreas, uma pública na qual os documentos podem ser acessados por qualquer pessoa e uma restrita que permite o acesso apenas para usuários cadastrados.

A proposta não é usar a ferramenta para substituir o sistema braille. De acordo com o MEC, foram investidos R$ 680 mil para criar o programa. A pasta vai destinar ainda R$ 180 mil a cada um dos 55 centros de produção - CAP. A ideia é produzir os livros didáticos em formato acessível para os alunos com deficiência visual dos anos finais da Educação Fundamental e do Ensino Médio das redes estadual e municipal. Estas obras serão distribuídas às escolas a partir de 2011. O material também vai integrar o Acervo Digital Acessível, espaço virtual criado pela Universidade de Brasília (UnB) para pessoas com deficiência visual.
Em Roraima, o Centro de Apoio para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual – CAP-DV/RR é responsável em produzir livros em formato Daisy, José Ribamar Melo de Magalhães, Larry Tonny Éfeson Alves de Almeida, Maria José Canto Teixeira, Maria Sueli Bezerra, Railda Sales da Silva Alves, Silvana Lima Govêa. 
Os interessados podem baixar o programa Mec Daisy no site www.intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy ou no portal do MEC, www.mec.gov.br. Ou ainda Fazer uma visita no CAP-DV/RR na Avenida Santos Dumont nº 439, Bairro São Pedro. Será muito bem-vindo(a)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário